Murabei colabora com o Laboratório de Fonética e Liguagem FFLCH-USP

Foi oficializada a parceria da Murabei Data Science com o Laboratório de Fonética e Linguagem FFLCH-USP (http://lafalin.fflch.usp.br/integrantes). O convite veio da prof. Dra. Beatriz Raposo de Medeiros depois de alguns anos de trabalhos em conjunto que levaram ao desenvolvimento de trabalhos científicos publicados em congressos e em um artigo que foi submetido  a revista internacional especializada – Ciências da Fala.

O objetivo  da Murabei é ficar o mais próximo possível da área acadêmica, auxiliando na análise de dados para os trabalhos que são executados no Lafalin . Um dos temas estudados pelos integrantes é a análise dos padrões vocais,  buscando traçar diferenças entre o canto e fala. Para isso, o tratamento envolve não menos do que a –análise estatística de quantificações relativas a de componentes do sinal sonoro como o pitch (frequência fundamental) e -a duração de unidades da fala, e  o emprego de técnicas para endereçar as hipóteses levantadas pelo grupo como: modelos lineares, modelos temporais, identificação de anomalias e modelos de escolha discreta.

A Murabei acredita que a parceria entre empresas e instituições de ensino e pesquisa deve ser benéficas para ambos os lados. Adere, assim, a uma iniciativa não só pautada em contribuições monetárias, mas na ampla troca de experiência e conhecimento, propiciando  novas ideias para o mercado e a disponibilização de ferramentas para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.

There are no such things as applied sciences, only applications of science.

Louis Pasteur