Murabei participa do GMakers Day da Gerdau

Murabei participa do GMakers Day da Gerdau

Foi com grande prazer que pudemos participar do GMakers Day na Gerdau. O objetivo principal dessa ação nos pareceu um impulsionamento da mudança do mind-set geral da empresa, com o objetivo de fomentar iniciativas criativas, porém executáveis, de forma que tornar a Gerdau uma empresa disruptiva nos próximos anos.

Realmente ficamos impressionados com a capacidade dos grupos de em tão pouco tempo (apenas 6 meses) conseguirem delimitar uma questão a ser abordada, levantar os gestores a serem envolvidos, buscar/criar soluções e encontrar parceiros que pudessem auxiliar na construção de protótipos.

Nesse momento entramos nós, como um parceiro de ciência de dados. Mesmo não sendo um projeto, apenas uma POC (prova de conceito), e diante do curto espaço de tempo (cerca de 1 mês de trabalho), pudemos apontar que algumas hipóteses tradicionais sobre funcionamento do mercado de vergalhão no Brasil poderiam ser melhoradas. Além disso, também notamos que seria possível, por meio de uma metodologia analítica, indicar um número base de vendas futuras, o que auxiliaria em todo planejamento da cadeia de produção e transporte.

Foi extremamente rico participar desse evento! E foi extraordinário verificar que a Gerdau, indústria de produção pesada, aplica diversas técnicas de machine-learning, estatística e gestão ágil de projetos na solução de problemas de produção, gestão e relacionamento com os clientes.