Pílulas Filosóficas para Cientistas de Dados

A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os seres humanos. Ou seja, a atitude filosófica faz parte da vida de todos que questionam sobre sua existência e sobre o universo. De tão importante, esse campo do conhecimento tornou-se uma disciplina obrigatória no currículo escolar, bem como foram criadas diversas faculdades de filosofia.

Para os Cientistas de Dados deveria ser também uma disciplina obrigatória, por incrível que pareça!, ainda que não percebamos, ao desenvolver um modelo matemático praticamos o pensamento filosófico.

Essas Pílulas Filosóficas para Cientistas de Dados apresenta uma coleção de citações e ideias provenientes de alguns dos mais conhecidos filósofos. Como base e inspiração foi usado o livro The Philosophy Book e no final de cada “bula” fazemos uma reflexão vinculada ao trabalho dos cientistas de dados.

Por si só, contudo, uma citação não significa muito, mas como dizia Bertrand Russell: “a questão principal da filosofia é começar com algo tão simples que dê a impressão de não valer a pena ser enunciado e terminar com algo tão paradoxal em que ninguém irá acreditar”.

Este conteúdo é um convite simples aos Cientistas de Dados para filosofarmos, um exercício que com certeza ajudará no trabalho cotidiano da profissão e na vida.


PITÁGORAS (c.570-495 A.C)

“O número é o regente das formas e ideias”


HERÁCLITO (c.535-474 A.C) 

“Tudo é fluxo”


ARISTÓTELES (384-322 A.C)   [ EM BREVE ]

“A verdade está no mundo à nossa volta”


FRANCIS BACON (1561-1626)   [ EM BREVE ]

“O conhecimento é poder”


VOLTAIRE( 1694-1778)   [ EM BREVE ]

“A dúvida não é uma condição agradável, mas a certeza é absurda”


IMMANUEL KANT (1724-1804)  [ EM BREVE ]

“Existem dois mundos: nossos corpos e o mundo externo”


THEODOR ADORNO (1903-1969)  [ EM BREVE ]

“A inteligência é uma categoria moral”


KARL POPPER (1902-1994)  [ EM BREVE ]

“Toda solução para um problema cria novos problemas não solucionados”