analytical centaurs

Seremos centauros

Em 1997, Garry Kasparov, um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos, jogou uma partida histórica contra o programa de computador Deep Blue da IBM, a qual acabou perdendo. Após a derrota, Kasparov começou a explorar a ideia de combinar a habilidade humana com a capacidade de processamento de um programa de computador de xadrez, criando equipes de jogadores humanos e programas de computador para competir em torneios que foram chamados de Xadrez Centauro.

O Xadrez Centauro é um exemplo de como a análise de dados por humanos pode ser combinada com modelos de IA para melhorar o desempenho em uma tarefa específica. Isso ocorre porque a técnica permite que os jogadores humanos e os programas de computador trabalhem em conjunto, cada um contribuindo com suas próprias habilidades para tomar decisões estratégicas e táticas durante o jogo.

E é com base neste conceito que acredito que será a tendência das análises de dados no futuro – uma simbiose profunda entre humano e máquina. Essa interação pode ser conseguida através de diversas metodologias e ferramentas de IA. A seguir, comentarei sobre duas abordagens que ajudarão a construir essa conexão.

Os Modelos Bayesianos são uma metodologia muito interessante que possui duas características que permitem a interação entre homem e IA. Uma é a capacidade enorme de interpretação dos resultados, já que os parâmetros do modelo têm sempre algum tipo de significado, podem representar se o efeito da variável é positivo ou negativo, tamanho, se o efeito é de curto ou longo prazo, inclusive em medir o nível de incerteza das afirmações encontradas. Essa qualidade faz com que o analista entenda o modelo e não o veja como uma caixa preta. E por outro lado, também permite o fluxo inverso de informação, ou seja, que o especialista inclua o conhecimento prévio que possui -e que pode ser até subjetivo- nas formulações do modelo. Esta metodologia é uma forma de aliar o feeling dos humanos com a evidência dos dados. Isso pode ser útil para a análise de dados em diversas áreas, como finanças, saúde e marketing, já que nem toda informação está nos dados.

A outra ferramenta é o já famoso ChatGPT, bem como outras similares. Trata-se de um modelo de linguagem que é capaz de gerar textos coerentes e compreensíveis a partir das entradas fornecidas pelos usuários. Essa ferramenta apresenta diversas aplicações para ajudar analistas, e provavelmente se tornará a interface ideal para “conversar” com modelos de forma natural. É fácil imaginar uma conversa em que alguém diga: “Modelo, por favor, refaça suas previsões considerando o aumento das incertezas. Tenho o pressentimento de que o concorrente vai lançar uma promoção“.

Em resumo, no campo da análise de dados, sobreviverão os centauros! Por isso, a importância de estar preparados técnica e teoricamente, assim como os xadrezistas. E é por isso que a MURABEI acredita que podemos sim aumentar a inteligência humana, e não simplesmente substitui-la.

PS/ Este artigo foi escrito com a colaboração do ChatGPT.


Conheça um pouco mais do jeito Murabei acompanhando nosso perfil no Linkedin.

Compartilhar