“Tudo é fluxo” – HERÁCLITO

Enquanto outros antigos filósofos gregos procuraram explicações científicas para a natureza física do cosmos, Heráclito (c.535-474 A.C) o entendia como governado por um logos divino. Tudo seria parte de um único processo ou substância. Mas ele também afirmou que uma tensão é constantemente gerada colocando que tudo está em permanente estado de fluxo ou mudança.

Heráclito ilustrou sua teoria usando o exemplo de um rio: “Ninguém se banha duas vezes no mesmo rio” Com isso ele queria dizer que, no instante em que se entra num rio, águas novas imediatamente substituirão aquelas nas quais a pessoa imergiu – é ainda assim o próprio rio é sempre descrito como coisa fixa e imutável.

A crença de Heráclito de que todo objeto no universo está em estado de constante fluxo se opunha aos pensamentos dos filósofos da época, que definiram todas as coisas por sua essência fundamentalmente imutável. 

Este pensamento descreve a necessidade de uma visão profundamente dinâmica, muito necessária para os cientistas de dados modernos. Igual ao rio de Heráclito, os dados nas empresas são um rio caudaloso cheio de afluentes de fontes de dados internas e externas.

Por definição, todo modelo matemático – independente da metodologia utilizada – é uma representação simplificada da realidade. A realidade é sempre mais rica, é um fluxo complexo de acontecimentos. Por isso é relevante a criação de processos contínuos de diagnoses e atualização dos modelos para incorporar essas mudanças da realidade, como por exemplo: as mudanças de preferências dos consumidores, as disparadas do dólar, os impactos de pandemias, greves de caminhoneiros, a entradas de novos players, etc.

O desafio dos modelos matemáticos dentro das empresas está migrando, já não está mais centrado unicamente no desenvolvimento e sim na sua contínua evolução. Porém, mais que uma recalibração ou troca de modelo, é saber como avançar nosso conhecimento sobre os objetos ou fenômenos do estudo, navegando por esse rio caudaloso de dados.

A Ciência de Dados deve ser encarada como um processo contínuo, já que a única constante que existe é que: tudo é fluxo! ■

Gostou do conteúdo?  As outras pílulas estarão AQUI, nos acompanhe dando um Follow em nosso perfil!